05 janeiro 2020

QUANDO MARINA AVISOU CANTEI



Avó Estela Márcia Rondina Scandola                                                                               El Colibrí Y La Flor
Canción Popular de Cuba
Cantante Silvio Rodriguez



Há oito meses estou me constituindo em avó de menina
E quando avisaram que a bolsa estourou
Fiquei nervosa, deu branco na lista de afazeres
Deixei-me arrepiar e marejei olhos sem choro como sina
Avisei cinco ou seis amigas e duas parentas
Pedi energia e bons fluidos para a calma ficar
Sentei à cama e pensei: lá vem uma nova mulher
Com a história do mundo no gene da alma
Crecía una flor a orillas de una fuente
Más pura que la flor de la emoción
Y el huracán troncho la de repente
Cayendo al agua la preciosa flor

Tomei banho gelado prá não ensonar
Preparei calcinha de vestir e protetor
Quantas horas serão¿
Olhei o cabelo que não se penteia
Azul, verde e roxo... será ela colorida¿
Fico entre o choro e o riso e decido
É preciso ser discreta e lá vou de bata com rosas
Un colibrí que en su enramada estaba
Corrió a salvarla solicito y veloz
Y cada vez que con el pico la tocaba
Sumergiese en el agua con la flor


Pedi às deusas e senti as luzes de cada uma
Dercy, Stela, Alzira, Cida, Chunga e Natalina
Invoquei sabedoria e aí me acolheram
Marta, Enir e Elisa...
Abracei o travesseiro
Coloquei-me em posição de feto
Chamei a menina
Pensei em beija-flores
El colibrí la persiguió constante
Sin dejar de buscarla en su aflicción
Y cayendo desmayado en la corriente
Corrió la misma suerte que la flor

Busquei músicas para acalmar e fui à Habana
Encontré la cancionera en la plaza
La canción llegó  a mi corazón
Yo seré su colibri
Biquei-lhe como se flor fosse
Cheirei-lhe como lírios em moita
Sentei-me ao barro e olhando o horizonte a vi
Amei e sempre cantarei...

Así hay en, en el mundo seres
Que la vida cuesta un tesoro
 Yo soy el colibrí si tú me quieres
Mi pasión es el torrente y tú la flor


Campo Grande, 17 de Dezembro de 2019.
En la versión de Haydeé Milanéz

6 comentários:

  1. Que lindo, fiquei emocionada. Hj quando deixei áudio no seu celular, me lembrei nos raros amigos que me acompanharam na minha formatura, e recordei que você se fez presente com o João, dai deu confusão será o Luca, mas vou mandar uma cópia pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Você me fez viajar na mesma época e lugar. Feliz de nós que passamos por lá, obrigado pôr fazer lembrar-nos de tudo isto.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Ela me traz ternura e risadas... é super alegre

      Excluir

O que tem a dizer sobre essa postagem?

Postagem mais recente no blog

FILTRO DE CÉU

  FILTRO DE CÉU Não é que estivesse de preguiça, bom, talvez um pouco, mas era mais estar filtrando o céu com as folhas. Deitado na areia ...

Postagens mais visitadas no blog